Grande Colisor de Hádrons está quase pronto para 2ª etapa de funcionamento

O Grande Colisor de Hádrons está quase pronto para iniciar a segunda etapa de funcionamento após ficar desligado por dois anos para trabalhos de manutenção, informou nesta sexta-feira o Centro Europeu para Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla em inglês).

O diretor do setor de Aceleradores e Tecnologias do CERN, Frederick Bordry, garantiu que o equipamento estará praticamente novo depois da conclusão do serviço. Ele será religado em março de 2015 e a expectativa é que funcione por outros três anos.

O Grande Colisor de Hádrons, usado pela primeira vez em 10 de setembro de 2008, é um túnel de imãs supercondutores de 27 quilômetros de extensão, localizado na fronteira da Suíça com a França.

Para prepará-lo outra vez para ser ligado, os cientistas tiveram que iniciar os dispositivos para esfriar o equipamento até 1,9 graus acima do zero absoluto (-273,15 graus centígrados).

Depois da manutenção e das melhorias realizadas, o CERN espera que o acelerador alcance uma energia até duas vezes superior a do primeiro período de funcionamento.

Segundo comunicado do CERN publicado hoje, há três dias os imãs de um dos setores do acelerador foram postos sob tensão com sucesso e atingiram o nível necessário produzir colisões com um total de 6,5 TeV (teraelétronvolts) de energia.

Esses são os números previstos a partir de março, de modo que o choque de prótons que circulam em direções opostas deve produzir uma energia de 13 TeV. (Fonte: UOL)