Incêndios destroem 12 mil hectares de vegetação no sul da Austrália

Os incêndios destruíram cerca de 12 mil hectares e 12 casas no sul da Austrália, onde centenas de bombeiros lutam desde sexta-feira (2) passada contra as chamas, informaram neste domingo (4) fontes oficiais.

Mais de 800 bombeiros, apoiados por uma dúzia de aeronaves e 80 veículos, lutam contra o fogo, principalmente na área de Adelaide Hills, no Estado da Austrália do Sul, segundo o jornal ‘Sydney Morning Herald’.

“Há muitas casas destruídas, mas milagrosamente também há outras muitas que se salvaram, embora toda a área ao redor esteja negra”, contou Jay Weatherill, chefe do governo da Austrália do Sul.

“Também vi como o fogo roçava as bordas de algumas casas que estavam sendo defendidas com vigor”, acrescentou o político australiano.

As altas temperaturas durante o verão austral contribuíram nos últimos anos para um aumento dos incêndios na Austrália, uma situação que os cientistas vinculam em parte ao aquecimento global causado pela mudança climática.

No dia 23 de dezembro, um tribunal da Austrália aprovou o pagamento de uma indenização de mais de US$ 400 milhões para os afetados pelos incêndios de 2009 no estado de Victoria, nos quais morreram 173 pessoas.

O fogo no chamado ‘sábado negro’ também queimou 2.029 casas e mais de 450 mil hectares em Victoria, no sudeste da Austrália. (Fonte: G1)