Rússia venderá motores de foguetes aos EUA

O corporação russa Energuia anunciou nesta sexta-feira (16) que fornecerá aos Estados Unidos 60 motores RD-181 para foguetes por um valor de perto de US$ 1 bilhão.

“Os primeiros dois motores serão entregues em junho de 2015. O contrato foi assinado com a Orbital Sciences Corporation (SCO)”, se afirma em comunicado publicado no site da Energuia, que assinala que o valor exato da transação é “segredo comercial”.

O presidente da Energuia, Vladimir Solntsev, destacou que a linha de motores de combustível líquido que sua filial ENERGOMASH produz podem ser utilizados em todo tipo de foguetes, desde ultraleves até pesados.

“Trabalhamos três anos neste contrato e estamos contentes que nossos colegas americanos compartilhem nossos princípios quanto a que nas atuais condições a confiabilidade do fornecedor é igual em qualidade e preço competitivo do produto”, disse Solntsev.

A corporação Energuia, que tem participação do Estado, é um dos principais projetistas e fabricantes russos de foguetes e naves espaciais.

A assinatura do contrato com a SCO, empresa americana líder na produção de foguetes e naves espaciais, acontece em momentos de grande tensão entre Washington e Moscou devido à crise ucraniana.

Os EUA lideraram a imposição de sanções econômicas à Rússia pela anexação da Crimeia e seu apoio financeiro e militar às milícias separatistas pró-russas que atuam no leste da Ucrânia, extremo que Moscou nega. (Fonte: UOL)