Peixe-boi encalha duas vezes em dois dias e é resgatado no Ceará

Um filhote de peixe-boi foi resgatado na tarde deste domingo (25) na praia da Melancia, em Icapuí, no litoral do Ceará. O animal havia encalhado dois dias antes no litoral do Rio Grande do Norte e foi solto no mar por biólogos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

“Nós vínhamos monitorando o animal depois do primeiro encalhe e confirmamos ser ele com amostras de DNA. Como o peixe-boi perdeu muito peso e se feriu, ele vai ser levado ao Centro de Reabilitação, onde deve ficar pelos próximos três ou quatro anos”, explica o biólogo Antônio Amâncio.

Segundo Amâncio, o filhote se perdeu da família e não tem idade para viver sozinho, por isso será mantido em cativeiro até atingir a idade adulta. “Nessa época do ano, de maré alta e vento forte, é comuns o filhote se desgarrar do grupo; eles se perdem e encalham na praia”, diz.

O filhote resgatado neste domingo tem cerca de 1,30 metro e pesa cerca de 30 quilos. “Depois dos dois incidentes ele perdeu muito peso. Ele deve ser solto quando tiver cerca de 1,80 metro e pesar de 200 a 250 quilos. Nessas condições ele tem uma estrutura capaz de sobreviver sem a família”. (Fonte: G1)