Animais em condições de abandono são resgatados de zoológico, no PA

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fizeram a apreensão de jacarés e quelônios que estariam em situação de abandono, no bairro do Tenoné, em Belém. Os animais, que estavam em um zoológico, foram devolvidos à natureza nessa segunda-feira (2).

Dezesseis jacarés e 25 quelônios foram resgatados do local, e de acordo com o chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Ibama no Pará, Alex Lacerda, os animais sofriam maus tratos.

“Com esta ação, os animais puderam ser reintroduzidos na natureza, a fim de cumprir o papel ecológico de reguladores de ecossistemas. Os jacarés, por exemplo, são predadores do topo da cadeia. Além disso, é possível garantir a reprodução desses animais, o que é de suma importância para a preservação das espécies”, explicou Lacerda.

Entre as espécies, 14 jacarés eram da espécie jacaré-tinga (Caiman crocodilus) e dois jacarés-coroa (Paleosuchus trigonatus). Os quelônios, dez da espécie aperema (Rhinoclemmys punctularia), 12 muçuãs (Kinosternon scorpioides), dois tracajás (Podocnemis unifilis) e um jabuti (Geochelone denticulata). (Fonte: G1)