Protótipo de avião espacial europeu é recuperado com sucesso no Pacífico

O protótipo de avião espacial europeu IXV, que na quarta-feira (11) conseguiu fazer seu reingresso na atmosfera, foi recuperado em perfeitas condições no oceano Pacífico, anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA) nesta quinta-feira (12).

O protótipo foi colocado a bordo do navio de recuperação “Nos Aries”, que já estava preparado perto do local do pouso.

O avião espacial decolou nesta quarta-feira (11) a partir do aeroporto espacial europeu em Kourou, na Guiana Francesa, a bordo do foguete Vega. Ele se separou do foguete a uma altitude de 340 km e continuou a subir até 412 km. Ele conseguiu completar seu percurso nos 100 minutos previstos e aterrissar no Pacífico, 3 mil km a oeste das Ilhas Galápagos. Depois, foi mantido flutuando com boias gigantes até ser recuperado pelo barco.

Batizado de IXV por “Intermediate eXperimental Vehicle”, o protótipo, sem asas e passageiros, tinha por missão testar a capacidade de fazer um reingresso controlado na atmosfera.

Agora voltará à Europa para ser analisado em um centro técnico da ESA na Holanda.

Com este lançamento, a Europa espacial deu um passo importante para se equiparar aos Estados Unidos, à China e à Rússia no controle desta técnica. (Fonte: G1)