Parque Nacional do Iguaçu recebe 33 mil visitantes no feriado de Carnaval

O Parque Nacional do Iguaçu (PNI), em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, recebeu recorde de público durante o feriado prolongado de Carnaval. Foram mais de 33 mil pessoas na reserva ambiental em quatro dias.

A direção do parque esperava receber 30 mil turistas durante todo o feriado, mas a estimativa foi superada. No sábado (14) foram mais de cinco mil turistas, no domingo (15) o número chegou a quase 14 mil, na segunda-feira (16) foram cerca de oito mil visitantes e nesta terça-feira (17) foram quase seis mil turistas. Desse total, aproximadamente nove mil eram turistas estrangeiros.

O número deste ano foi 5,9% maior que no feriado de Carnaval de 2014. no ano passado e em 2013 em torno de 31 mil pessoas estiveram no PNI. Para atender a todo o público, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Concessionária Cataratas do Iguaçu S.A. estenderam o horário de atendimento em uma hora, contrataram funcionários extras e colocaram mais cinco ônibus para transportar os turistas.

Com as chuvas dos últimos dias, os visitantes puderam presenciar as cataratas cheias, com a vazão de 1,5 milhão de litros de água por segundo. Um espetáculo para ficar na memória. “Muito bom mesmo, acho que quem nunca veio, tem que vir conhece porque é maravilhoso”, afirma a turista Érica Barroso.

Itaipu – No Complexo Turístico Itaipu (CTI), o movimento também foi grande durante o feriado. A expectativa era receber 11 mil pessoas de sábado até esta terça-feira. Em dias normais cinco ônibus transportam os turistas, mas no feriado prolongado 11 veículos tiveram que ser disponibilizados. “Nós somos eletricistas, então para a gente é uma experiência ímpar”, diz o turista Fabio Sales. (Fonte: G1)