Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no RJ, convoca voluntários

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) convoca voluntários a se cadastrarem para ações na Unidade de Conservação. As atividades são divididas em três grupos: os abertos, que realizam ações como limpeza da Unidade; os grupos específicos, que são aqueles formados por brigadistas e que atuam em ações de prevenção e combate a incêndios; e por último, pessoas com experiência em escalada, que possam trabalhar em ações de resgate de visitantes perdidos pelas montanhas do Parque.

A ficha cadastral de cada candidato ficará num banco de dados e a Unidade de Conservação convidará os voluntários conforme as ações a serem desenvolvidas. Para participar é só preencher o termo de adesão ao serviço voluntário.

Sobre o Parque – O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujo objetivo maior é o de preservar amostras representativas dos ecossistemas nacionais. Criado em 30 de novembro de 1939, é o terceiro parque mais antigo do País, representando um importante marco na história das Unidades de Conservação Brasileira.

É um dos melhores locais do País para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel, além de contar com fantásticas cachoeiras. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com trinta quilômetros de subidas e descidas pela parte alta das montanhas. (Fonte: UOL)