Brasileiro vence concurso internacional de fotografia

O brasileiro Hélder Santana, 23 anos, e a italiana Francesca Negrini, de 17, foram os grandes vencedores do concurso internacional de fotografias, realizado em função do Dia Mundial das Áreas Úmidas 2015. A data foi comemorada em 2 de fevereiro e o concurso organizado pelo Secretariado da Convenção de Ramsar, que tem sede na Suíça.

Morador da cidade de Passira, a 100 km de Recife, Pernambuco, Hélder, que também é músico e poeta, receberá uma exclusiva câmera fotográfica compacta Stellar, produzida no centro de design da fábrica Hasselblad, na Itália, equipamento que, no Brasil, custa cerca de R$ 6 mil. Ele ganhará, ainda, ingressos para o torneio internacional de golfe Evian Masters, realizado na cidade de mesmo nome, localizada às margens da parte francesa do Lago de Genebra.

Euforia – Fotógrafo autodidata, o pernambucano venceu o concurso com a incrível imagem de um cavalo e seu cavaleiro saindo de um rio perto de sua cidade natal, conseguindo registrar a combinação perfeita de movimento e luz. Sobre essa vitória, o rapaz confidenciou: “Fui comemorar com meus amigos, mas tudo ainda parece surreal. Estou em estado de euforia.”

Hélder disse que recebeu a comunicação de que havia vencido o prêmio em e-mail do Secretaria da Convenção de Ramsar: “Meu pai chorou quando eu contei e, minha mãe gritou de alegria.” Se ganhasse a viagem, Hélder lembrou que gostaria de conhecer uma área úmida na Noruega.

A italiana Francesca Negrini, como prêmio por sua foto de árvores refletidas em um rio em Padule di Fucecchio, norte da Toscana, realizará seu sonho e viajará aos Estados Unidos para visitar a área úmida protegida pelo Parque Everglades, na Flórida.

Finalistas – A disputa no Concurso Internacional de Fotos para Jovens foi concorrida e teve a participação de mais de 2.200 rapazes e moças, com idade entre 15 e 24 anos, de todos os continentes do planeta. Eles usaram máquinas fotográficas digitais e celulares para apresentar trabalhos a partir da proposta do Secretariado da Convenção de Ramsar. Cada concorrente pôde inscrever até três fotos sobre o tema “Áreas úmidas para o nosso futuro: Juventude”.

Os outros seis finalistas ganharão um ano de assinatura da revista inglêsa Câmera Digital, a mais vendida no Reino Unido. Além da brasileira Stefany Nobre, também chegaram à final Matt Flor (Nova Zelândia), Aycan Zeynep Sak (Turquia), Jobert Espino (Filipinas), Jade Rose (Austrália) e Andreas Raukas (Estônia). (Fonte: MMA)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags