Ministra visita ExpoLondrina e pede que região Sul acelere o CAR

Em visita à 55ª ExpoLondrina, nesta sexta-feira (17), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou, em entrevista coletiva, que o prazo para o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) não deve ser prorrogado. Os produtores rurais têm até o dia 05 de maio de 2015 para realizarem o cadastro. A ministra Izabella Teixeira compareceu à feira agropecuária e industrial realizada na cidade de Londrina, no Paraná, a convite da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu.

Izabella Teixeira aproveitou a ocasião para reforçar o prazo final junto aos produtores. “No final do mês, deveremos fazer um balanço de como está a situação e aí apontaremos os caminhos que podem ser tomados com a Presidência da República”, reforçou. Num balanço do CAR, a ministra mostrou que a evolução do cadastro está assimétrica no país. “Tem regiões que estão muito bem. Mato Grosso, por exemplo, está com 80% preenchidos. A região Sul, principalmente por causa do pequeno agricultor, está muito atrasada”, apontou. Até o momento, no Paraná, 13% da área já estão cadastradas. No Rio Grande do Sul, outro grande produtor agrícola, apenas 0,4% do total, enquanto Santa Catarina atingiu 23%.

Os produtores que não realizarem o cadastro até o dia 5 de maio sofrerão sanções. Muitos encontrarão dificuldades para viabilizar o custeio das próximas safras. A partir de 2017, os produtores que não realizarem o CAR não obterão crédito junto às instituições financeiras

Saiba mais – O CAR foi criado pela Lei 12.651/2012 e é um registro público eletrônico de âmbito nacional. O cadastro é obrigatório para todos os imóveis rurais do país e tem a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo a base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e o combate ao desmatamento. Dados do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), mostram que, até o dia 7 de abril, 40% da área rural do Brasil havia sido cadastrada no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). (Fonte: MMA)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,