Cerca de 100 condores habitam o Equador, segundo censo

Entre 94 e 102 condores habitam o território do Equador, segundo o primeiro Censo Nacional sobre a presença dessas aves no país, realizado pelo Ministério de Meio Ambiente.

Um total de 30 exemplares são machos e 36 fêmeas, enquanto 27 condores não foram diferenciados por sexo, segundo a apuração, que assinala que 65% do total são adultos, 35% jovens e filhotes e que 26 casais são potencialmente reprodutivos, informou a agência pública de notícias “Andes”.

O censo foi realizado com a colaboração de 163 observadores e voluntários em 11 províncias e permitiu verificar que a população está distribuída em 70 “dormitórios”.

O maior número de espécimes foi encontrado nos “dormitórios” das províncias de Pichincha, Napo, Imbabura e Loja, e se localizou um novo ninho em Espejo, na província de Carchi, com a presença de um condor adulto e um filhote.

O condor andino é uma espécie que se encontra no Livro Vermelho de Espécies de Aves Ameaçadas ou em perigo de extinção do Equador, o que levou o governo a iniciar um plano integral para a conservação desta ave, cuja caça é proibida. (Fonte: Terra)