Estudo diz que emissão de CO2 pode cair em 2015; resultado é inesperado

As emissões de CO2, principal gás causador do efeito estufa, devem cair pela primeira vez durante um período de forte crescimento global da economia, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira (7) na revista “Nature Climate Change”.

O resultado inesperado foi anunciado em um momento em que as negociações internacionais sobre o clima entram na reta final em Paris.

O estudo, feito por pesquisadores da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, e o Projeto Global Carbon, concluiu que as emissões podem cair 0,6% em 2015. Trata-se de uma grande mudança em comparação à última década, em que as emissões cresceram, em media, 2,4% a ano.

Segundo os pesquisadores, o declínio pode ser atribuído à redução do consumo de carvão pela China, enquanto o país adota fontes de energia mais renováveis. “A China está tentando lidar massivamente com seu problema de poluição do ar. E suas fontes renováveis estão crescendo muito rapidamente”, disse a co-autora do estudo, Corinne Le Quére, da Universidade de East Anglia.

Corinne considera que os resultados são provavelmente uma anomalia, e não uma mudança definitiva na tendência de crescimento das emissões. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5