Rússia perde contato com satélite militar

A Rússia perdeu o contato com um satélite militar que não se separou após seu lançamento, anunciou nesta segunda-feira (7) uma fonte da aviação russa citada pela agência TASS.

“O satélite de tipo Kosmos foi declarado perdido, já que é impossível fazê-lo funcionar”, declarou esta fonte sob anonimato.

“Ele se desintegrará na atmosfera em dois ou três dias, caindo na Terra, afirmou uma fonte do setor aeroespacial russo ao jornal Kommersant.

No sábado, um foguete Soyuz decolou do cosmódromo Plesetsk, no norte da Rússia, transportando a bordo dois satélites.

Um deles, o Canopus-ST, não conseguiu se soltar da parte superior do foguete, indicou no domingo uma fonte do setor aeroespacial russo à agência RIA Novosti.

O satélite tinha fins militares e civis, segundo Kommersant, que explica que estava convocado a sondar os oceanos e vigiar a presença de submarinos estrangeiros.

Foram necessários dez anos para desenvolver o Canopus ST, cuja tecnologia era considerada muito promissora, segundo o Kommersant. Até agora, a perda do satélite não foi confirmada oficialmente.

O setor espacial russo registrou uma série de fracassos nos últimos meses, como a perda de uma nave de carga Progress destinada a abastecer a Estação Espacial Internacional no fim de abril e a colocação em órbita frustrada de um satélite de comunicações mexicano em maio. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5