Pesquisadores da UFSCar e da USP descobrem novo tipo de aracnídeo

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade São Paulo (USP) descobriram uma nova espécie de opilião, um aracnídeo que vive nas cavernas. Eles são parentes das aranhas, mas há várias diferenças morfológicas e comportamentais que os diferenciam.

Os opiliões compõem a terceira mais numerosa ordem dos aracnídeos, a opiliones, ficando apenas atrás das ordens dos ácaros, carrapatos e aranhas. São mais de 6 mil espécies pelo mundo e só no Brasil vivem mil. Ao menos uma dezena pode ser encontrada em ambientes subterrâneos.

A descoberta ocorreu quando a equipe do Laboratório de Estudos Subterrâneos (LES) da UFSCar analisava cavernas da região do município de Monjolos (MG). O aracnídeo foi batizado pelos pesquisadores de Landumoema Smeagol, uma homenagem ao hobbit, no filme ‘O Senhor dos Anéis”, que achou o poderoso anel e foi por ele enfeitiçado, passando a viver na caverna perdida, explicou a bióloga da UFSCar Maria Elina Bichuette, que é fã da produção.

Sem veneno – Smeagol é a terceira espécie do gênero ‘iandumoema’ a ser descrita e a primeira desse gênero sem olhos. Segundo a professora, o opilião é um primo distante das aranhas, não tem veneno. “Pode existir um tipo de substância, mas serve apenas para espantar um predador. É um grupo totalmente inofensivo”, explicou.

Smeagol foi encontrado primeiramente na caverna Toca do Geraldo. Durante o projeto de pesquisa na região mineira, localizada na borda da Serra do Espinhaço. Na caverna , que possui um grande salão de 50 metros de altura e mais de 100 metros de largura, foram encontrados aranhas, caramujos, ácaros e colêmbolos, que são animas bastantes próximos dos insetos, mas atualmente considerados um grupo à parte.

A espécie de opilião cego habita um ambiente úmido, nas paredes da gruta e na argila depositada nas margens do rio. Os parentes mais próximos do gênero do Smeagol são opiliões que vivem fora de cavernas em florestas úmidas, dentro de cascas de árvores, troncos ocos, bromélias e na camada de folhas no chão da floresta, são animais de hábitos noturnos. (Fonte: G1)