Tempo seco causa incêndios florestais em 17 municípios do Pará

Belém tem amanhecido encoberta pela poluição. No interior do Pará, a mesma cena. “Minha vista dói demais com essa fumaça, e o problema da tosse”, conta uma moradora.

O ar está tão carregado que também atrapalha a visibilidade dos motoristas. Essa cobertura cinzenta é causada por incêndios florestais que atingem 17 municípios paraenses.

Apenas em dezembro, foram registrados mais de 1.200 focos de queimadas no Pará. O calor e o clima seco contribuem para que o fogo se espalhe rapidamente pela mata.

Em uma área de floresta, na região metropolitana, o incêndio está destruindo a vegetação e provocando enormes nuvens de fumaça.

Há 13 dias, o fogo vem arrasando a vegetação no município de Santa Isabel do Pará.
Com medo de perder os açaizeiros, os próprios agricultores tentam combater as chamas. ”Não sei nem o que vou fazer agora que eu perdi tudo o que eu tinha né”, diz um moradora.

Os animais também sofrem com as queimadas na região. Mais de 40 foram resgatados com queimaduras e outros ferimentos.

“Acabam vindo da cidade, fugindo desse fogo, da queimada. E acabam se machucando na cidade”, explica Leila Menezes, veterinária da UFRA.

Em Paragominas, o problema são as queimadas para renovar o pasto. A secretaria de Meio Ambiente só tem três funcionários para fiscalizar as fazendas. “PAra se colocar fogo numa determinada região, preparar terra, deve haver autorização, deve ter licença pra isso”, explica Jaqueline Peçanha, secretária de Meio Ambiente de Paragominas.

Os incêndios florestais também se aproximaram do Aeroporto de Belém, de um depósito de combustível em Santarém e de linhas de transmissão de energia no Sudeste do estado.

Os bombeiros têm atendido até 50 ocorrências de incêndio por dia. e o tempo não tem ajudado. Desde agosto, quase não chove no Pará.

“Como nós estamos sob a influência do fenômeno climático, o ‘El Niño’, que intensifica a redução das chuvas, portanto, esse período mais seco deve se estender. E deve agravar esse período de queimadas para a nossa região”, explica Márcio Lopes, chefe da meteorologia do Sipam. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5