Venezuela se compromete a reduzir emissões em 20% até 2030

Caracas se comprometeu no sábado (12) a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 20% até 2030, depois que 195 países adotaram em Paris um acordo histórico para combater a mudança climática.

“A Venezuela apresentou à Secretaria da Organização das Nações Unidas a sua contribuição nacional” de redução de emissões (INDC), anunciou em sessão plenária da COP21 a negociadora-chefe da Venezuela, Claudia Salerno, um dos últimos países a fazê-lo.

Caracas tinha condicionado a apresentação de seu plano a um acordo satisfatório em Paris para o governo de Nicolas Maduro.

De acordo com a proposta venezuelana, publicada no sábado à noite no site da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática, o governo venezuelano está empenhado em reduzir as suas emissões em 20% até 2030 em comparação com um cenário sem alterações, em especial 0 18 gigatoneladas de CO2 equivalente por ano.

“O grau em que este objetivo seja alcançado dependerá do cumprimento dos compromissos dos países desenvolvidos em termos de oferta de financiamento, transferência de tecnologia e capacitação”, explica o documento.

A Venezuela foi um dos últimos países a apresentar o seu INDC, como afirmou o Secretário das Nações Unidas, Ban Ki-moon depois de agradecer a contribuição de Caracas, só oito países de 195 ainda não o fizeram, incluindo Nicarágua e Panamá.

A Nicarágua anunciou em 1 de dezembro que se negava a apresentar seu INDC, e propôs outro mecanismo que leva em conta a “responsabilidade histórica” dos grandes emissores.

Por seu lado, o Panamá veio para a conferência de Paris sem um INDC por falta de tempo e recursos para fazer, mas espera apresentá-la no início de 2016.

Com a Venezuela, existem agora 187 países que se comprometeram a reduzir suas emissões, representando mais de 95% dos gases de efeito estufa no planeta. (Fonte: UOL)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5