Xi Jinping e Obama prometem aplicar acordo climático de Paris

O presidente chinês, Xi Jinping, e seu colega americano Barack Obama prometeram nesta segunda-feira trabalhar juntos para aplicar o acordo alcançado na cúpula do clima de Paris (COP21) durante uma conversa telefônica, indicou Pequim.

Os 195 países que participaram da COP21 aprovaram um acordo histórico no sábado para limitar o aquecimento global.

A China está desejando trabalhar com as demais partes envolvidas, incluindo os Estados Unidos, para conseguir uma aplicação efetiva do acordo de Paris, disse Xi a Obama, segundo um comunicado do ministério chinês das Relações Exteriores.

Pequim também está disposta a “estender uma cooperação bilateral pragmática para lidar com as mudanças climáticas”, acrescenta o comunicado.

Segundo o ministério chinês, Obama disse a Xi que os Estados Unidos querem trabalhar junto ao seu país e aos demais Estados para garantir que o acordo surtirá efeito e será aplicado.

China e Estados Unidos são os maiores emissores mundiais de carbono, embora se calcule que o gigante asiático emite quase o dobro que o país norte-americano.

O governo chinês prometeu que as emissões de gases de efeito estufa alcançarão seu máximo ao redor de 2030, e a partir daí diminuirão.

O acordo de Paris coloca fim a décadas de negociações entre países ricos e pobres sobre a forma de implementar uma campanha para deter o aquecimento global e enfrentar os impactos das mudanças climáticas.

Em virtude do novo pacto, os países industrializados, responsáveis históricos do problema, deverão ajudar financeiramente os países em desenvolvimento e os emergentes também poderão participar de forma voluntária.

Os países em desenvolvimento receberão um mínimo de 100 bilhões de dólares a partir de 2020, um valor que será revisado no mais tardar em 2025. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5