Obama afirma que Partido Republicano é o único que nega a mudança climática

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira que o Partido Republicano é o único grande grupo político do mundo desenvolvido que segue negando a existência da mudança climática, ao defender o acordo firmado para solucionar o problema na última semana, em Paris.

Em entrevista coletiva na Casa Branca para fazer um balanço do ano, Obama antecipou que em 2016, durante a campanha para as eleições presidenciais de novembro, haverá “muito barulho” dos republicanos sobre como tentar bloquear o pacto climático.

No acordo firmado em Paris, cerca de 200 países, tanto desenvolvidos como em desenvolvimento, se comprometeram a avançar rumo a uma economia de pouco uso de carbono. O pacto é legalmente vinculativo, mas não a decisão que o acompanha nem os objetivos nacionais de redução de emissões.

Obama destacou que, embora esses objetivos de redução não sejam vinculativos, o acordo cria uma “arquitetura” com a qual todos estão dizendo: “isto é para onde vamos”.

O presidente americano consolidou sua luta contra a mudança climática, uma prioridade de seu mandato, com o histórico acordo universal da Cúpula do Clima de Paris (COP21). Ele considerou o resultado do evento como um “ponto de inflexão” e a “melhor oportunidade” para salvar o planeta.

A maior parte dos republicanos, entre eles vários pré-candidatos à presidência em 2016, critica as políticas do governo de Obama para combater a mudança climática. Alguns deles, inclusive, questionam a existência do aquecimento global. (Fonte: Terra)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5