Novo satélite Cbers será lançado em dezembro de 2018, prevê Inpe

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em São José dos Campos anunciou nesta segunda-feira (21) que deve lançar um novo satélite Cbers -4A em dezembro de 2018. A missão do novo satélite será dar continuidade ao trabalho do o Cbers-4, que está em órbita desde dezembro de 2014.

A vida útil do Cbers-4 é de três anos, mas o projeto vai trocar os satélites antes do término deste prazo. “Nossa ideia é fazer a substituição de um satélite pelo outro para que não haja interrupção no monitoramento”, disse Antonio Carlos Oliveira, coordenador do programa Cbers.

Os satélites sino-brasileiros são usados pelo governo para monitorar os setores agrícolas, florestal e no controle do meio ambiente, especialmente na fiscalização das áreas de floresta amazônica. O equipamento terá três câmeras de monitoramento, uma a menos que o atual. Dessas, duas serão produzidas no Brasil.

Segundo a direção do Inpe, o novo satélite será feito com peças remanescentes da produção do Cbers-4. A medida vai reduzir os custos do projeto. “Apesar da crise, estamos otimistas e buscando alternativas. O importante é que não se perca a visão de que podemos ser uma grande indústria neste setor. A ideia é não parar de produzir”, afirma Leonel Perondi.

O satélite será o sexto da parceria entre Brasil e China. Para o desenvolvimento, os países vão repetir o modelo de investimento – 50% para cada um.

Parceria – Além do programa Cbers, o Inpe lançou um edital em parceria com Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Finep que deve trazer um montante de R$ 25 milhões em investimento no setor de tecnologia.
O projeto vai financiar a capacitação de empresas na produção de satélites. “A ideia é capacitar para reduzir os custos dos projetos e preparar a indústria para produzir equipamentos nacionais” disse Perondi. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5