Primeiro dia do verão no Rio tem sensação térmica de 43,8°C

O primeiro dia do verão começou com sol forte e levou banhistas às praias do Rio de Janeiro logo cedo. A estação começou oficialmente às 2h48 deste terça-feira (22) e o tempo permaneceu ensolarado durante todo o dia. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima chegou a 38,1°C, em Irajá, e a sensação térmica chegou a 43,8°C, no Rio Centro, Zona Oeste.

De acordo com meteorologistas, a cidade vai ferver em 2016 ainda mais do que em 2015, mas também deve ter mais chuva, com temporais caindo após dias muito quentes. A culpa é do tão falado El Niño, segundo especialistas ouvidos pelo G1. A sensação térmica já beirou os 50°C em dezembro no Rio.

Para Marlene Leal, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno terá uma ação de moderada a forte no clima do estado. Segundo ela, as chuvas serão irregulares. “A temperatura deve ficar até 2°C acima do normal”, explica.

O meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo, também acredita que o calor será maior do que o normal, mas a sequência de dias de calor extremo, como no início de 2015, é menos provável.

“Continuamos com um padrão maior do que o normal, mas não devemos ter uma sequência de dias extremamente quentes, com mais de 10 dias com temperaturas acima dos 40°C. Deve chover mais que em 2015”, explicou Alexandre.

Ainda de acordo com Alexandre, não há previsão de bloqueios atmosféricos que impeçam as massas de ar frio de chegar ao Rio de Janeiro, causando uma sequência de vários dias sem chuva. Para ele, a estação terá dias que começam quentes e com chuva no fim da tarde, o que faria com que as temperaturas não aumentassem tanto. Ele prevê um verão com temperaturas máximas de 33ºC. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5