Fortes tempestades ameaçam sul dos EUA; meio-oeste tem neve

Tempestades intensas de raios, além de tornados, ameaçam o Golfo do México nesta segunda-feira (28), depois que tornados e alagamentos durante o feriado de Natal mataram pelo menos 43 pessoas no sul e no meio-oeste dos Estados Unidos e dificultaram os transportes em uma época de muitas viagens.

As tempestades mais fortes estão previstas para o Alabama, o Mississippi e a região de Língua de Terra da Flórida, disse Michael Leseney, meteorologista veterano do instituto AccuWeather. Alertas de tornado já estão em vigência no Alabama, o que significa que o fenômeno foi avistado.

Ao norte, a área de Chicago foi atingida por granizo, que deve se tornar chuva, e está nevando nos Estados de Wisconsin, Iowa, Nebraska, Michigan e em partes do Missouri, segundo Leseney.
A neve mais pesada deve afetar o sudoeste do Wisconsin e o sudeste de Minnesota e chegar a 30 centímetros, afirmou o meteorologista.

Nevadas no México – As nevadas registradas neste inverno no noroeste do México são as mais intensas dos últimos 55 anos, segundo a France Presse. Como consequência, houve o fechamento de aeroportos e estradas no estado de Chihuahua, na fronteira com os EUA, informaram autoridades nesta segunda.

Durante o final de semana, a neve caiu sobre 32 municípios dessa região fronteiriça, chegando a até 30 centímetros, com temperaturas de até -18°C.

“Trata-se da nevada mais intensa dos últimos 55 anos”, afirmou à AFP Efrén Matamoros, diretor de Proteção Civil de Ciudad Juárez, em Chihuahua.

Falta de energia – Tempestades de inverno que levaram gelo e ventos fortes a Oklahoma, nos EUA, durante o final de semana derrubaram cabos de energia e deixaram 54 mil consumidores sem luz na manhã desta segunda em Oklahoma City e nas redondezas, declarou a distribuidora Oklahoma Gas&Electric. Reportagens da mídia local afirmam que 100 mil pessoas de todo o estado ficaram sem energia.

Pelo menos 17 mil consumidores sofreram com o mesmo problema no Texas na manhã desta segunda, de acordo com grandes prestadoras de serviço.

Os atrasos e os cancelamentos de voos estão aumentando – foram 2.439 ocorrências do primeiro tipo e 1.017 do segundo até as 8h (horário local), segundo o site especializado FlightAware.

Um alerta de inundação-relâmpago está em vigor no leste do Missouri e no sul de Illinois, comunicou o Serviço Nacional de Meteorologia. Durante o fim de semana, as inundações-relâmpago mataram pelo menos 13 pessoas nesses dois estados.

Também no Missouri, o governador Jay Nixon declarou estado de emergência no domingo, dizendo que as chuvas contínuas irão piorar os alagamentos já generalizados.

Vítimas – Três adultos e duas crianças perderam a vida perto do vilarejo de Patoka, no Illinois, 137 quilômetros a leste de St. Louis, no Missouri, quando seu carro foi arrastado pelas águas de uma inundação na noite do último sábado, de acordo com Troy Cannon, legista do condado de Marion.

No Texas, pelo menos 11 pessoas morreram na região de Dallas durante o fim de semana em decorrência dos tornados, cujos ventos atingiram mais de 322 quilômetros por hora. O fenômeno se abateu sobre a cidade de Garland, matando oito pessoas e atirando veículos para fora das rodovias.

Os tornados são tradicionais na primavera e no verão nos Estados centrais dos EUA, mas ocorrem com menor frequência no inverno, segundo dados meteorológicos. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5