Rio registra a maior sensação térmica do ano: 55°C , informa Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou na tarde desta segunda-feira (28) que o Rio registrou a maior sensação térmica do ano — 55°C, às 15h, na estação da Restinga de Marambaia, na Zona Oeste. A temperatura máxima foi 38,1°C, na mesma região onde fica uma das estações do Inmet.

De acordo com a metereologista, Marlene Leal, o forte calor aconteceu devido a concentração de alta umidade do ar (59%) causada por uma corrente de ar quente que chegou ao estado trazida pelos ventos.

Mais cedo, o Alerta Rio da Prefeitura, informou que em Guaratiba, às 14h15, a estação registrou a sensação térmica de 44,1°C. A temperatura, neste horário, estava próxima dos 39,8°C no local.

Na rede Alerta Rio, ao menos sete estações já marcavam temperaturas superiores a 30°C antes mesmo das 9h desta segunda: Irajá, Jardim Botânico, Barra, Guaratiba, Santa Cruz, São Cristóvão e até a do Alto da Boa Vista – que costuma registrar as temperaturas mínimas da capital.

Calor sem trégua – De acordo com o Inmet, a terça-feira (29) terá dia claro a parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva em áreas isoladas a partir da tarde. A temperatura máxima deverá ser de 38°C e a miníma de 25°C.

Já para o sistema Alerta Rio o dia de terça será nublado a parcialmente nublado e sem chuvas. A temperatura máxima prevista é de 40°C, na Zona Oeste. Para a Zona Sul, a previsão de máxima é de 37°C. As mínimas não vão passar de 25°C.

Verão quente com chuvas – Desde o início do verão na semana passada, os meteorologistas informam que a cidade vai ferver em 2016 ainda mais do que em 2015, mas também deve ter mais chuva, com temporais caindo após dias muito quentes. Segundo os especialistas, a culpa é do El Niño. A sensação térmica já tinha chegado próximo de 50°C em dezembro.

Para Marlene Leal, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno terá uma ação de moderada a forte no clima do estado. Segundo ela, as chuvas serão irregulares. “A temperatura deve ficar até 2°C acima do normal”, explica. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5