Temperatura no Polo Norte fica acima de zero devido a uma tempestade

Uma forte tempestade elevou a temperatura do Polo Norte de seus -30 graus centígrados habituais para além do ponto de congelamento, informou nesta quarta-feira a Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, sigla em inglês).

Os dados divulgados pela NOAA revelaram uma queda da pressão atmosférica de 54 milibares em apenas 18 horas, o que triplica as condições de uma ciclogênese explosiva.

Os dados da agência americana estimam que a pressão atmosférica caiu para 928 milibares, o que situa a tempestade ocorrida no ártico entre terça e quarta-feira como uma das mais fortes jamais registradas.

O sistema de baixa pressão atmosférica também empurrou consigo ventos quentes do sul para o norte.

O Programa Internacional de Boias Árticas chegou a medir temperaturas de um grau centígrado, acima do ponto de congelamento e extremamente quentes para o Polo Norte nesta época do ano.

Segundo as estimativas de modelos meteorológicos, as temperaturas no Polo Norte se aproximaram dos dois graus por causa da tempestade que, antes de chegar a altas latitudes, passou pelos Estados Unidos, causando tornados mortais, e está relacionada com as fortes inundações do início da semana no Reino Unido. (Fonte: UOL)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5