Chuvas ajudam desenvolvimento de lavoura de soja, que deve ser recorde

A chuva está ajudando no desenvolvimento das lavouras na região sul de Mato Grosso do Sul. Muitos produtores já começaram os preparativos para o início da colheita, que deve ocorrer nas próximas semanas. Segundo a associação dos produtores de soja (Aprosoja-MS), a expectativa é que esta seja a maior safra da história do estado. São cerca de 2,4 milhões de hectares destinados ao plantio, 100 mil a mais que ano passado.

O produtor rural Ademir Musskopf plantou 480 hectares de soja na propriedade que fica na região de Fátima do Sul. O clima ajudou, e a lavoura que está na fase de enchimento dos grãos se desenvolveu bem. Agora, a expectativa é para a colheita daqui a pouco mais de um mês. “Estamos aguardando uma supersafra esse ano. Não pode cortar a chuva. Demais não e bom, mas de menos é pior ainda”, conta.

A chuva que ajuda no desenvolvimento das lavouras tem causado problemas nas estradas da região sul do estado. A preocupação é com o escoamento da produção. Algumas propriedades rurais também enfrentam transtorno, como a de Claudio Hirata, na região de Indápolis, distrito de Dourados. Parte da estrutura do armazém está com infiltrações, e o agricultor corre contra o tempo para resolver o problema antes do início da colheita dos 500 hectares, em fevereiro.

“As colheitadeiras estão revisadas, estamos cuidando da parte de tratos culturais da lavoura, o problema é só com o armazém, devido ao excesso de chuva. Está tendo infiltração nos poços dos elevadores, e estamos drenando diariamente para manter o equipamento em dia”, afirma. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5