Zoológico de Bauru comemora nascimento de alpaca em unidade

O zoológico de Bauru (SP) comemorou no último dia do ano de 2015 o nascimento de um filhote fêmea de alpaca, espécie próxima do camelo e do dromedário. O filhote se integrou ao grupo de outras cinco alpacas que já estavam no parque e já virou atração para os visitantes.

De acordo com o diretor do Zoo, Luiz Pires, esta é a quarta vez que o zoológico obteve sucesso na reprodução. Com o nascimento, a unidade se torna a de maior sucesso na reprodução de alpacas entre os zoológicos brasileiros, segundo Pires.

“Esse processo de reprodução de alpacas já está sendo trabalhado há seis anos, desde que trouxemos uma fêmea de Americana (SP). A gestação demora 11 meses e ficamos o ano todo aguardando o nascimento, que consideramos um sucesso para a nossa unidade. Agora, somos o zoológico com o maior grupo de alpacas, pois estamos com cinco fêmeas e um macho”, conta.

Segundo Pires, como as fêmeas já estão entrando em idade de reprodução, a ideia é fazer intercâmbio com outros zoológicos para trocar o macho. “Queremos garantir que o cruzamento aconteça com animais de outra linhagem e evitar que o macho, que é pai das fêmeas, tente se reproduzir com elas. Então, vamos entrar em contato com outros zoológicos do Brasil para fazer a permuta e continuar com as reproduções”, afirma.

Alpaca – A alpaca é uma espécie próxima do dromedário e dos camelos. De acordo com Pires, a espécie é natural dos Andes e faz parte da história dos povos andinos.

“Eles eram usados para o transporte de cargas no passado e está muito ligado com a história de sustentabilidade dos povos nativos do Peru e da Bolívia”, conta.

Ainda segundo o diretor, a alpaca não corre risco de extinção justamente por fazer parte desses países andinos e ser criada em residências. “Posso dizer que em alguns países esses animais são vistos como animais domésticos por serem dóceis. Como há muita reprodução nos países andinos, eles não correm risco de extinção”, ressalta. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5