Cientistas descobrem método de conversão do CO2 em combustível líquido

Uma equipe de cientistas da China descobriu um novo processo que pode transformar o dióxido de carbono (CO2) em combustível líquido, segundo publicou nesta quarta-feira a revista “Nature”.

Este processo representa uma estratégia “limpa” para substituir muitos dos produtos químicos baseados em combustíveis fósseis que alimentam à indústria, ao mesmo tempo em que se aproveitam as emissões de CO2 e se mitigam seus efeitos adversos no ambiente, indicou o artigo.

A transformação do dióxido de carbono acontece por meio da intervenção de eletricidade e de um elemento catalisador – que aumenta a velocidade de uma reação química -, em um procedimento conhecido como eletrorredução.

Os pesquisadores descobriram que certas disposições de átomos de cobalto e de óxido de cobalto dotam o novo eletrocatalisador de maior atividade catalítica, o que permite a conversão de CO2 em combustível líquido.

O autor do trabalho, Yongfu Sun, e seus companheiros da Universidade de Ciência e Tecnologia da China criaram quatro camadas grossas de átomos de cobalto puro ou misturado e de óxido de cobalto (Co3O4) para serem empregadas como catalisadores.

Com este experimento, comprovaram que o cobalto se torna ativo quando se situa na disposição e no estado de oxidação adequados.

A estrutura de camadas de átomos e a presença de óxido de metal aumentaram a velocidade da reação, que era maior que a registrada anteriormente com catalisadores de metal ou óxido de metal.

Com este estudo, a equipe de pesquisadores aponta para novas oportunidades de manipulação e melhora das propriedades de eletrorredução do CO2 em metais.

No entanto, transformar CO2 em substâncias químicas de maior valor continua sendo um desafio neste processo já que requer enormes quantidades de energia, ressaltaram os cientistas. (Fonte: UOL)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5