Teste nuclear na Coreia do Norte pôde ser sentido no Tocantins

A estação de sismologia de Peixe, região sudeste do Tocantins, registrou uma onda emitida pelo teste nuclear realizado pela Coreia do Norte na noite de terça-feira (4). Segundo o Centro de Sismologia da USP, a onda ‘P’ também pôde ser sentida por outras estações da rede sismográfica brasileira do país.

Sismógrafos, aparelhos para medir tremores de terra, em geral conseguem detectar eventos distantes, quando são aparelhos mais modernos e bem posicionados.

O abalo causado pela explosão na Coreia do Norte criou um terremoto de magnitude 5,1, que é de intensidade relativamente baixa, mas forte o suficiente para ser capturado por aparelhos da GSN (Rede Global de Sismógrafos) em qualquer lugar do mundo.

No caso do Brasil, para captar um abalo dessa escala no outro lado do planeta, as ondas de impacto levam cerca de meia hora para atravessar centro da Terra e chegar até aqui.

Apesar de detectado por aparelhos, o tremor de quarta-feira (6) não foi forte o suficiente para ser percebido por pessoas a distâncias tão grandes. É provável que só quem estivesse a algumas dezenas ou centenas de quilômetros do abalo tenha de fato sentido o tremor.

Ao G1, moradores do município de Peixe, a 302 km de Palmas, confirmaram não ter sentido nenhum tremor na noite de terça-feira.

Conforme o centro, a onda emitida pela explosão atravessou o núcleo da Terra até ser registrada pelas estações da rede em torno das 23h50 (de Brasília), cerca de 20 minutos após a ocorrência do teste, às 23h30.

“Na seção sísmica preparada mostramos os registros da componente vertical para diversas estações que são também indicadas no mapa. A estação mais ao Norte do Brasil mostrada na seção é a estação de Boa Vista (BOAV) e a estação mais ao Sul é a estação de Peixe (PEXB). Estações na região Sul e Sudeste do Brasil não registraram as ondas devido a sua elevada distância e configuração em relação a explosão”, disse o Centro de Sismologia em nota oficial.

Entenda – A Coreia do Norte afirmou ter feito um teste bem-sucedido com uma miniatura de bomba de hidrogênio nesta quarta-feira (6). Foi o quarto teste com arma nuclear feito pelo país e teria sido o primeiro usando uma bomba de hidrogênio, que pode ser até 50 vezes mais potente que a bomba atômica. Outros testes ocorreram em 2006, 2009 e 2013. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5