Três praias de Linhares são liberadas para banho, diz prefeitura

As praias de Pontal do Ipiranga, Barra Seca e Degredo, localizadas em Linhares, Norte do Estado, interditadas na quarta-feira (6), foram liberadas para banho.

A lama de rejeitos de minério mais densa voltou a ficar concentrada na região em volta da foz do Rio Doce, entre Regência e Povoação.

De acordo com o biólogo da prefeitura, Luciano Cabral, o nível de turbidez da água diminuiu e a pluma de rejeitos que estava no mar desapareceu.

“Fizemos o último sobrevoo hoje de manhã e constatamos que a pluma de lama de média e alta concentração não está mais sobre as três praias. E a turbidez que na semana passada estava em 130 NTU’s (Unidades Nefelométricas de Turbidez), hoje está em 29”, informou.

Ainda de acordo com Cabral, o desaparecimento da pluma se deve a mudança na direção dos ventos.

”Até sexta-feira tínhamos vento sul, de sábado para cá temos vento nordeste. A previsão é que o nordeste permaneça até o próximo sábado. Depois não sabemos o que pode acontecer. Por enquanto as pessoas podem tomar banho sem nenhum problema, mas se a pluma de lama voltar as praias serão novamente interditadas”, frisou.

As praias Regência, Povoação e Combois continuam interditadas.

Na semana passada a Prefeitura de Linhares havia interditado todo o litoral devido a presença da pluma de lama de rejeitos de minério da Samarco.

Mesmo com as placas informando a interdição, muitos banhistas ignoraram a orientação e entraram no mar de Pontal do Ipiranga. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5