Prêmio A3P recebe 92 inscrições

Instituições públicas que promovem ações socioambientais inscreveram 92 iniciativas para concorrer ao 6º Prêmio “Melhores Práticas de Sustentabilidade – Prêmio A3P”. As inscrições foram realizadas entre 15 de junho e 15 de dezembro de 2015 abrangendo as categorias Gestão de Resíduos (21 trabalhos inscritos), Uso Sustentável dos Recursos Naturais (11), Inovação na Gestão Pública (24) e Destaque da Rede A3P (36).

O Prêmio A3P reconhece o mérito das iniciativas de órgãos e entidades do setor público que contribuem para a sustentabilidade nas atividades públicas. O objetivo da premiação, segundo o analista ambiental da A3P, Luiz Augusto Vitali, é dar visibilidade e estimular a implantação de iniciativas inovadoras, “e contemplar as melhores ações das quatro categorias instituídas”.

Até a próxima sexta-feira (15/01), todos os trabalhos inscritos passarão por uma avaliação, a ser feita pelos próprios analistas da A3P, com base em seis critérios determinados no regulamento do Prêmio. A partir daí e até 15 de março, as iniciativas serão avaliadas pelos quatro integrantes da Comissão Julgadora, que já participaram de edições anteriores. A divulgação dos finalistas deve ocorrer até junho.

Trabalhos inscritos – Nesta edição, a categoria de Gestão de Resíduos recebeu iniciativas relacionadas à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), capazes de implantar a gestão ambientalmente correta dos resíduos. O quesito Uso Sustentável dos Recursos Naturais contempla ações que envolvam manejo racional de água, energia, madeira, papel e outros, além da redução de consumo, combate ao desperdício, reaproveitamento dos recursos e redução de gastos.

Na área de Inovação na Gestão Pública chegaram iniciativas baseadas em princípios e ações de sustentabilidade, aptas a produzirem resultados positivos para o serviço público e a sociedade. Já a categoria Destaque da Rede A3P, que contempla as demais citadas acima, permitiu que mesmo órgãos e entidades que não tenham o Termo de Adesão assinado com a o Programa A3P, apresentem suas experiências bem-sucedidas.

Os órgãos participantes puderam se inscrever seus trabalhos inéditos em mais de uma categoria, excluindo-se as iniciativas premiadas anteriormente. As ações serão avaliadas por uma comissão julgadora e algumas receberão visitas técnicas.

O Prêmio, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Departamento de Produção e Consumo Sustentável (DPCS/SAIC), será entregue em setembro de 2016, em Brasília, durante o 9º Fórum da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

Iniciativa voluntária – Na edição anterior do Prêmio A3P, foram inscritos 88 projetos. Puderam participar as instituições públicas que possuam termo de adesão vigente com o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) ou que façam parte da Rede A3P. Atualmente, 165 órgãos possuem termo de adesão e mais de 500 fazem parte da Rede.

O programa A3P é uma iniciativa voluntária, que visa estimular a incorporação dos princípios da responsabilidade socioambiental nas atividades da administração pública. As ações vão desde a mudança nos investimentos, compras e contratações, passando pela sensibilização e capacitação dos servidores, gestão adequada dos resíduos e recursos naturais, até a promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

A Rede A3P é um canal de comunicação que promove o compartilhamento de experiências de sustentabilidade nas instituições públicas. (Fonte: MMA)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5