Pesquisadores acham fortes indícios de que há petróleo no Norte de RR

Pesquisadores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) encontraram folhelhos negros na bacia sedimentar do rio Tacutu, no município de Bonfim, Norte do estado. O material é um forte indício de que há reservatório de petróleo na região.

De acordo com o geólogo e professor Vladimir de Souza, o folhelho negro foi encontrado em sete perfurações de até 70 metros feitas nas proximidades da sede do município, onde há uma falha geológica. O material é classificado como ‘rocha geradora de petróleo’.

“Para se ter uma bacia produtora de petróleo, são necessários três tipos de rocha: a reservatória, a seladora e a geradora. Já havíamos encontrado as duas primeiras e com essa última descoberta, completamos os três elementos que apontam a existência de petróleo na região”, explicou o pesquisador.

Após essa descoberta, os próximos passos são analisar os folhelhos negros e localizar onde o petróleo está depositado, conforme o professor.

“Toda a parte da geologia do petróleo busca o gerador, que nós já encontramos. Depois disso, as pesquisas serão intensificadas no sentido de achar o petróleo, já que ele migra no subsolo”, frisou, acrescentando que é possível que o petróleo esteja em uma região muito próxima de Boa Vista.

Outra descoberta – Nas pesquisas de campo feitas na região, os pesquisadores também encontraram fósseis de esponjas, o que indica que a bacia sedimentar do rio Tacutu é marítima. Até 2014, a bacia do rio era considerada como continental sem indício de mar.

“Pelas pesquisas iniciais, os fósseis têm aproximadamente 160 milhões de anos, e correspondem ao período jurássico superior ou até cretáceo inferior”, estimou.

Ainda segundo ele, a descoberta reforça as pesquisas que indicam a presença de petróleo na região. “Como esses fósseis indicam que a bacia sedimentar é marinha, a possibilidade de haver petróleo na região aumenta ainda mais”, encerrou. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5