Defesa Civil de BH registra mais de 140 ocorrências por causa da chuva

A chuva que caiu sobre Belo Horizonte provocou diversos transtornos, neste domingo (17), na capital mineira. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) registrou, da 0h às 18h, 143 ocorrências na cidade.

Segundo o órgão, a região com maior volume de chuva até este horário foi Venda Nova (99,2mm), seguida pela Pampulha (94,2mm) e Norte (95mm). Apesar disso, as regiões com maior número de ocorrências foram a Leste e a Nordeste, com 32 cada.

Do total de chamados, 26 são referentes a deslizamentos de terra e 23 são relativos a risco de desabamento. Segundo o Corpo de Bombeiros, até as 17h, a corporação atendeu nove ocorrências desse tipo.

Um desses deslizamentos ocorreu no bairro Maria Gorete, na Região Nordeste. De acordo com os bombeiros, uma casa foi atingida. Por causa do risco, segundo a corporação, os militares orientaram os moradores a deixar o imóvel.

Outro caso foi registrado no bairro Pompeia, na Região Leste. Conforme os bombeiros, três crianças chegaram a ficar presas dentro de uma casa. Elas foram resgatas e não tiveram ferimentos.

No bairro Ouro Preto, na Região da Pampulha, um barranco deslizou, atingindo um imóvel. Segundo os bombeiros, inicialmente, os moradores se recusaram a deixar a casa, mas foram retirados do local no início do local.

Diversas árvores também caíram na cidade por causa da chuva. Segundo os militares, até o fim da tarde, a corporação atendeu 17 ocorrências desse tipo na capital mineira.

O mau tempo ainda afetou o funcionamento de semáforos em cerca de 15 pontos da cidade, de acordo com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). Equipes trabalharam durante todo o dia para religar os sinais.

No fim da tarde, semáforos ainda apresentavam problemas na Avenida Pedro II, na Região Noroeste; na Avenida Cristiano Machado, na Região Norte; na Rua Padre Pedro Pinto, na Região de Venda Nova; na Avenida Cônsul Antônio Cardar, na Região Centro-Sul, na Rua Alabastro, na Região Leste.

Grande BH – Em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, um muro de arrimo desabou no bairro Jardim da Glória. Segundo o Corpo de Bombeiros, a cozinha de uma casa foi atingida. A Defesa Civil foi acionada para avaliar os riscos no local.

Já em Santa Luzia, um barranco e uma árvore caíram no bairro Bonanza. Por causa do incidente, a entrada de dois imóveis foi bloqueada e moradores tiveram dificuldades para deixar as casas.

De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, também houve registro de queda de barreiras em rodovias estaduais. A MG-030 foi parcialmente bloqueada no acesso a Raposos. Já na MG-424, uma barreira caiu na altura da cidade de São José da Lapa. Segundo a polícia, não há previsão para liberação dos trechos.

Aeroporto de Confins – Passageiros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, precisaram novamente de paciência neste domingo (17). Da 0h às 18h, a BH Airport, concessionária que administra o terminal, registrou 42 cancelamentos de voos. Já o número de atrasos chegou a 90, sendo 25 chegadas e 65 partidas. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5