Jovens contribuem para campanha educativa

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai lançar neste ano uma campanha nacional com abordagem em produção e consumo sustentáveis. Para preparar essa ação, o MMA buscará subsídios junto a jovens que participarão de uma oficina temática, realizada como atividade de Pré-Campanha, nesta sexta-feira (22), durante o Fórum Social Temático, que segue até sábado (23), em Porto Alegre (RS).

“Queremos ideias e mensagens criativas”, relata a coordenadora de Juventude do MMA, Marccella Berte. Ela explica que a campanha que será lançada neste ano está em fase de preparação, e que para isso “é muito importante dar atenção às opiniões e reflexões dos jovens, que reivindicam mudanças no atual modelo de produção e consumo”.

Durante esta edição comemorativa do Fórum Social Mundial, que completa 15 anos, a atividade reunirá jovens participantes de movimentos sociais para conversarem sobre o tema, em uma oficina de Educomunicação Socioambiental. O termo designa atividades que integram práticas de educação e comunicação, para eficiência da produção e veiculação de mensagens. A iniciativa tem apoio institucional do MMA e do Ministério da Educação.

A oficina foi idealizada com o propósito de levantar sugestões para a campanha nacional, que ainda não tem data de lançamento, e está sendo preparada pelo Ministério do Meio Ambiente e PNUMA. “O objetivo desse encontro no Fórum Social é também difundir os princípios que orientam as boas práticas de produção e consumo sustentáveis”, acrescenta Marccella Berte.

Participa da oficina o ativista Rafael Franco, 31 anos, que cursa gestão da informação na Universidade Federal do Paraná e integra o coletivo de comunicação popular e rádio livre Rádio Gralha. Com experiência em diagramação e usuário de software livre para edições em multimídia, desde 2007, ele vai falar sobre conceitos e práticas midiativistas em diversas plataformas. Em seguida, por meio da metodologia “aprender fazendo”, vai expor ferramentas para confecção de GIFs e memes, além de ensinar a criar guias no estilo “como fazer”, para estimular a divulgação dos temas que estão sendo debatidos no FSM. (Fonte: MMA)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5