Várias cidades chinesas fecham escolas diante de histórica onda de frio

Várias cidades da China ordenaram nesta quinta-feira o fechamento de suas escolas diante da chegada de uma onda de frio que se espera que traga temperaturas mínimas históricas em vários pontos do país e nevascas inclusive no sul, onde raras vezes acontecem.

O Centro Meteorológico Nacional da China emitiu nesta quarta-feira um alerta azul (o nível menos grave) devido à alta possibilidade de que aconteçam tempestades de neve e sejam registradas temperaturas de até 14 graus abaixo de zero na bacia do rio Yang Tsé.

A previsão oficial é que cidades como Xangai e Changsha atinjam até sábado suas temperaturas mais baixas dos últimos 30 anos, enquanto Pequim, no frio norte do país, também se prepara para registrar mínimas que poderiam cair até os 17 graus abaixo de zero, que seria o recorde em quase três décadas.

Na província de Zhejiang, no leste do país, as autoridades suspenderam as aulas nas escolas por causa das nevascas que se esperam a partir de hoje e que poderiam atingir os 15 centímetros de altura, informou o jornal oficial “China Daily”.

Mais ao sul, outras cidades como Changsha anteciparam as férias escolares do Ano Novo lunar (no dia 8 de fevereiro) por causa da onda de frio.

Em algumas localidades do centro e do sul da China se esgotaram os estoques em alguns supermercados depois que nos últimos dias as compras para se preparar para os dias frio e neve aumentaram, informou o jornal de Hong Kong, o “South China Morning Post”.

Em regiões agrícolas foi recomendado o uso de adubos e o reforço de estufas para proteger do frio os cultivos, mas alguns camponeses citados pela “Xinhua” preveem que o dano a seus campos seja inevitável e calculam uma perda de 90% de sua produção. (Fonte: UOL)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5