Empresa Blue Origin repete feito de reutilizar foguete

Dois meses depois do lançamento e de uma aterrissagem bem-sucedidos de um foguete reutilizável, a empresa espacial criada pelo empresário Jeff Bezos repetiu a façanha.

A Blue Origin declarou, neste sábado, que o mesmo foguete New Shepard, que havia sido lançado e logo pousou em novembro, teria repetido a missão, conseguindo atingir uma altitude de 101 quilômetros antes de retornar cuidadosamente à Terra.

Um vídeo do lançamento e da aterrissagem em um lugar do Texas publicado pela empresa mostrava como o foguete desacelerava até 5 km/h durante sua descida, com a ajuda de paraquedas.

Os feitos da Blue Origin, assim como os esforços paralelos da empresa rival SpaceX, trazem uma possibilidade de diminuir os custos de voos espaciais, transformando os foguetes em naves tão reutilizáveis quanto aviões.

Em novembro, Bezos declarou que era um acontecimento “revolucionário”.

O empresário, que fundou a empresa Amazon e também é dono do jornal americano The Washington Post, informou, durante uma declaração, neste sábado, que a Blue Origin conseguiu resolver o problema de equilíbrio do foguete para mantê-lo em posição vertical enquanto aterrissava.

“Sou um grande fã das aterrissagens verticais de foguetes”, afirmou.

“Por quê? Porque, para alcançar nossa visão de que milhões de pessoas possam viver e trabalhar no espaço, teremos de construir foguetes enormes. A arquitetura de aterrissagem vertical se ajusta excepcionalmente bem”, acrescentou.

Em dezembro, o concorrente SpaceX conseguiu, pela primeira vez, aterrissar um foguete de maneira controlada, seu Falcon 9, usando um método parecido. ( Fonte: UOL)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5