Marmota Phil ‘prevê’ primavera antecipada nos Estados Unidos

Cerca de 10 mil pessoas se reuniram na terça-feira (2) nos Estados Unidos para ver a previsão climática da famosa marmota Phil do distrito de Punxsutawney, na Pensilvânia. Phil deixou sua toca nesta terça e não viu a sua sombra, prevendo, segundo a tradição do dia da marmota, que a primavera deste ano chegará mais cedo.

O rito de soltar uma mamorta todo segundo dia de fevereiro acontece desde 1887. O animal é observado por membros do Clube da Marmota de Punxsutawney vestidos de fraque e cartola. O evento deste ano contou com número recorde de público para um dia da semana, segundo seus organizadores.

A tradição de observar o comportamento do roedor remonta aos imigrantes alemães que se estabeleceram no país. A superstição diz que se o animal que está hibernando sair da toca e sua sombra aparecer no dia 2 de fevereiro, o inverno deve durar mais seis semanas. Se nenhuma sombra for vista, a primavera virá mais cedo. Os fazendeiros da área utilizavam o método para tomar decisões sobre a semeadura dos campos.
A cerimônia, conhecida como “Groundhog Day”, foi o tema central do filme “O feitiço do tempo”.

Em Nova York, outra marmota – Chuck, de Staten Island – fez a mesma previsão de primavera antecipada. Chuck também não viu sua sombra ao sair de sua toca no zoológico de Staten Island. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5