Anúncios
Principais assuntos
acidente ambiental agropecuário amazônia apreensão arqueologia biodiversidade biotecnologia carbono chuvas ciência clima cursos e eventos código florestal dengue desenvolvimento sustentável desmatamento energia extinção fauna fenômeno flora florestal gestão ambiental gripe A gripe aviária internacional legislação licenciamento mudanças climáticas nuclear paleontologia pesquisa poluição protesto qualidade de vida queimadas recursos pesqueiros resíduos seca tecnologia terremoto transgênicos unidades de conservação águas índiosListar notícias por data
06 / 02 / 2016Zimbábue declara estado de emergência nas zonas rurais pela seca
O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, declarou nesta sexta-feira o estado de emergência pela forte seca provocada El Niño, que acabou com grande parte das colheitas do país e disparou o alarme nas zonas rurais.
“Dada à magnitude do impacto do El Niño e da continua ameaça de seca, o presidente declarou o estado de emergência nas regiões rurais mais gravemente afetadas”, informou o ministro de governo local, Saviour Kasukuwere.
A declaração representa um alívio para os 60 distritos rurais do país, que concentram 2,4 milhões de pessoas – 26% da população -, já que a medida agilizará o envio de ajuda humanitária ao país.
As províncias Masvingo e Matabeleland Sul, perto da fronteira com a África do Sul, perderam de 65% a 75% das plantações de milho previstas para o primeiro semestre.
No final de janeiro, o Banco de Central do Zimbábue pediu um empréstimo de US$ 200 milhões para importar alimentos, mas a severidade da seca e a limitada capacidade financeira do país obrigarão ao governo de Mugabe a pedir ajuda à comunidade internacional.
Mais de 16 mil cabeças de gado morreram de fome nas últimas semanas devido à falta de chuva em 95% do país durante a temporada de verão, que vai de novembro a março, acrescentou Kasukuwere.
O ex-primeiro-ministro e líder opositor do Movimento para a Mudança Democrática (MDC, sigla em inglês), David Coltart, criticou Mugabe pela demora em declarar o estado de emergência e lembrou que seu partido reivindicava isso há semanas. (Fonte: Terra)