Após dois dias, abastecimento de água é normalizado em São José dos Campos/SP

O fornecimento de água foi normalizado em São José dos Campos dois dias após o abastecimento ser interrompido devido ao rompimento de uma barreira. A distribuição foi retomada na noite do último domingo (7), segundo a Sabesp.

A distribuição começou a ser afetada na noite de sexta-feira (5), após a barragem de uma lagoa de mineração se romper e lançar resíduos da extração de areia no Rio Paraíba. O acidente afetou o abastecimento de 500 mil pessoas em São José dos Campos.

Rompimento de barreira – Segundo a Agência Ambiental de São Paulo (Cetesb), o acidente foi causado pela mineradora Rolando Comércio de Areia, que fazia a extração de areia. A empresa lançava, irregularmente, os rejeitos do tratamento de areia na lagoa da Mineração Meia Lua 1, empresa que está com as atividades paralisadas.

Com o lançamento não autorizado, houve elevação do nível da lagoa, o que acabou por provocar o rompimento da barragem, instalada entre a lagoa e o rio. Ninguém ficou ferido. A barragem foi reparada na noite de sábado.

A Cetesb informou que após a análise da amostra da água lançada no Paraíba e, com base no que foi apurado no local, vai avaliar a penalização cabível à Rolando Comércio de Areia. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5