Projeto coloca selos em casas sem focos do Aedes aegypti, em Luziânia

Mais de 180 imóveis sem focos de Aedes aegypti receberam o selo “Esta Casa Não Tem Dengue” em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. A medida é uma iniciativa da prefeitura para motivar a população a combater o mosquito e, assim, reduzir os casos da doença.

Luziânia é a terceira cidade do estado com mais casos notificados de dengue neste ano. O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde aponta 1.016 registros em janeiro no município. No estado, foram 14.103 notificações.

Durante vistorias, agentes encontram muitos focos do mosquito, que ainda transmite chikungunya e zika vírus. Em uma casa, a quantidade de lixo impressionou. Havia larvas em pneus, embalagens e caixas d’água.

Dono do terreno, o catador de materiais recicláveis José Silva conta que precisa juntar os produtos para vendê-los. No entanto, ele garante que ficará atento no combate ao mosquito.

”Foi um descuido que eu tive, mas eu vou tirar eles [materiais] agora, já estou com a carroça arriada aqui pra tirar. Eu preciso de juntar as coisas porque eu vivo disso”, disse Silva.

Agentes de endemias encontraram mais criadouros de Aedes em outras casas nas proximidades. Em um imóvel havia tanto lixo que eles tiveram de arrancar a porta para entrar.

De acordo com agente Silvania Maciel, muitos moradores se sentem envergonhados por não ganharem os selos. Assim, eles prometem limpar a sujeira e eliminar os focos.

“Quando a gente visita as casas os moradores falam que estarão colaborando, que vão manter o quintal limpinho, que não estão ganhando o selo dessa vez mas que da próxima vez vão receber esse selo também”, afirma Silvania. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , , ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5