Peixes-boi que vivem em tanques serão devolvidos à natureza no AM

A Associação dois Amigos do Peixe-boi (Ampa), criada há 15 anos para promover a pesquisa e proteção dos mamíferos aquáticos da Amazônia, vai iniciar na terça-feira (16) a transferência e depois a soltura na natureza de peixes-boi, no Amazonas. O animal está ameaçado de extinção.

Os animais estão se preparando para deixar os tanques do Inpa, em Manaus. Seis peixes-boi vão para um semi-cativeiro, uma área mais aberta no município de Manacapuru, a 68 Km da capital. São quatro fêmeas e dois machos.

De acordo com o Instituto, a ideia é que eles fiquem no semi-cativeiro por, pelo menos, dois anos, antes de serem soltos na natureza.

Os animais vão receber um cinto transmissor para monitorar a adaptação deles na natureza. Ao todo, serão dois anos acompanhando a reabilitação dos mamíferos aquáticos conhecidos como fertilizador das águas da Amazônia.

Desde de 2008, quatro peixes-bois deixaram os tanques do Inpa, mas essa será a primeira vez que serão soltos na natureza depois de uma temporada em um semi-cativeiro.

“No primeiro ano, nenhum sobreviveu. No ano seguinte, os animais foram encontrados muito debilitados. Apenas um resistiu e voltou para o Inpa, adaptando-se novamente às condições do cativeiro”, contou o Biólogo colaborador da Ampa, Diogo Souza.

Ainda de acordo com Souza, o Programa de Reintrodução de Peixes-bois da Amazônia passou por mudanças e houve a criação da etapa de semi-cativeiro, em um lago fechado de 13 hectares.

“Por ser um projeto de longo prazo, as experiências e resultados são extremamente importantes para traçar as diretrizes de manejo e conservação dessa espécie endêmica e vulnerável da Amazônia”, comentou, enfatizando que a fase de pré-soltura (semi-cativeiro) é fundamental para auxiliar a readaptação gradual dos peixes-bois criados em cativeiro às condições dos rios amazônicos. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5