Rio Juruá continua subindo e está a 25 centímetros da cota de transbordo

O Rio Juruá em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, continua subindo e já chegou a 12,75 metros, 25 centímetros abaixo da cota de transbordo, que é de 13 metros. Com a nova subida, Corpo de Bombeiros e Assistência Social começaram a monitorar a situação. Porém, nenhuma família chegou a ser retirada de sua casa.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiro, coronel Marcelo Araújo, a situação já começa a preocupar a Defesa Civil do município. “Já nos preocupa porque na última semana o nível do Rio Juruá subiu mais de quatro metros, então, tivemos um acréscimo considerado e agora estamos quase atingindo a cota de transbordamento”, disse.

Nesta segunda-feira (15), ocorreu uma reunião entre o Corpo de Bombeiros e a secretarias municipais de Assistência Social e Obras para discutir o apoio às famílias ribeirinhas.

“Fizemos a reunião para discutir possíveis locais para as famílias, logicamente não tiramos nenhuma família sem a real necessidade”, diz Araújo.

Segundo o coronel, a prioridade é atender as famílias com água dentro das residências nos bairros Lagoa, Miritizal, Várzea e o Olivença.

“A prioridade é para quem teve a casa invadida pelas águas. Não importa se é dois ou 10 centímetros, se a água entrou dentro da residência pode causar problemas de saúde para os moradores, já que muitas vezes trata-se de uma água contaminada” explica.

Estimativa é de atender ao menos oito famílias – Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, Rosa Sampaio, pelo terceiro ano consecutivo as famílias serão enviadas para casas alugadas pagas pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul.

“Graças a Deus nos últimos anos não estamos tendo muitas famílias sendo retiradas de suas residências. Há três anos, deixamos de levar para abrigos e fazemos o aluguel de casas para a população afetada”, explica.

Segundo Rosa, e expectativa é que sejam atendidas cerca de oito famílias em 2016, já que em 2015 nove foram retiradas de suas casas. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5