Parques nacionais batem novo recorde de visitação em 2015

Os parques nacionais registraram um novo recorde de visitação em 2015. De acordo com dados do Instituto Chico Mendes (ICMBio), 7,1 milhões de pessoas visitaram as unidades pelo país – um aumento de 8,4% em relação a 2014. Trata-se do maior número desde a criação dos parques.

O Parque da Tijuca, no Rio, ainda lidera a lista, com 2,9 milhões de visitas. A unidade é conhecida por abrigar o Mirante do Corcovado e o Cristo Redentor. Apesar do número expressivo de visitas, houve uma queda em relação a 2014 – ano de Copa do Mundo –, quando 3,1 milhões de pessoas frequentaram a unidade. A expectativa em 2016 é que as visitam voltem a subir, já que a cidade é sede das Olimpíadas.

Já o Parque Nacional do Iguaçu, o segundo mais visitado, teve o maior número de frequentadores de sua história no ano passado: 1,6 milhão.

Dentro do grupo de proteção integral, os parques nacionais são, segundo o ICMBio, a mais popular e antiga categoria de unidades de conservação. O objetivo, segundo a legislação brasileira, é preservar ecossistemas de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, realização de atividades educacionais e de interpretação ambiental, recreação e turismo ecológico, por meio do contato com a natureza.

Há hoje 71 parques nacionais no país, mas nem todos estão estruturados para receber visitantes. O ICMBio planeja fazer com que todos os parques tenham algum atrativo adequadamente preparado para o visitante até 2020. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5