Nasa recebe avalanche de 18,3 mil solicitações de candidatos a astronautas

Mais 18,3 mil homens e mulheres americanos se candidataram a vagas de astronauta da Nasa, informou a organização nesta sexta-feira.

O recorde anterior de solicitações para ser astronauta era de 8 mil e datava de 1978, enquanto uma convocação similar à de agora feita em 2012 teve menos de um terço das solicitações.

Charlie Bolden, um ex-astronauta que hoje é administrador da Nasa, afirmou em comunicado que não se surpreende que tantos americanos e de tão diversas procedências estejam dispostos a fazer parte de um projeto para viajar a Marte.

“Muitos homens e mulheres com um talento excepcional se transformarão nos astronautas selecionados para um grupo que viajará de novo ao espaço a bordo de uma nave construída nos EUA”, disse Bolden.

O período de inscrição foi aberto no dia 14 de dezembro e fechou em 18 de fevereiro. A expectativa é que a Nasa divulgue os escolhidos como candidatos a viajar para Marte em meados de 2017.

Ao todo, será selecionado um grupo de 14 a 18 pessoas, mediante uma minuciosa análise das solicitações e qualificações dos solicitantes e entrevistas pessoais aos que passarem pelas primeiras etapas no Centro Espacial Houston, no Texas (EUA.), onde serão formados os que chegarem à seleção final.

Os escolhidos serão submetidos a um treino inicial de dois anos no qual receberão formação sobre naves, caminhadas e trabalho em equipe no espaço, além de aprender russo e outros conhecimentos necessários.

Depois, aos que superarem essa fase, serão atribuídas tarefas técnicas no Escritório de Astronautas no Centro Johnson, antes de serem destinados à Estação Espacial Internacional, à nave Orion ou a uma das duas naves espaciais de fabricação americana atualmente em desenvolvimento, a CST-100 Starliner da Boeing ou a SpaceX Crew Dragon.

Na opinião de Brian Kelly, diretor de operações de voo nesse centro, é reconfortante “saber que tanta gente reconhece a grande oportunidade que significa fazer parte desta missão fascinante da Nasa”. (Fonte: Terra)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5