Chuva para o Metrô e causa alagamentos em vários pontos do DF

O temporal que atingiu o Distrito Federal na tarde desta terça-feira (8) provocou a suspensão das operações do Metrô às 18h45. Até as 19h, não havia previsão de retorno do serviço. De acordo com a empresa, cabos de energia foram danificados e precisaram ser desligados.

A paralisação ocorreu em horário de pico. Por dia, cerca de 150 mil pessoas usam o metrô no Distrito Federal. Segundo a empresa, os passageiros poderiam continuar nas plataformas à espera do retorno do serviço.

A chuva provocou alagamentos em várias vias do DF e na garagem do Senado. Na via S1, em Brasília, mãe e filha presas dentro de um carro parcialmente submerso debaixo de um viaduto foram resgatadas por policiais militares.

Um carro da polícia patrulhava a região quando os militares viram o carro debaixo d’água e um homem do lado de fora, buscando ajuda. Os policiais levaram 40 minutos para resgatar mãe e filha que estavam no interior do veículo.

Eles chamaram o guincho, que retirou o carro do local. Após o resgate, os três foram levados na viatura da polícia até o trabalho do pai, na embaixada da Palestina, no Setor de Embaixadas.

EPNB – Segundo o Departamento de Estradas e Rodagens do Distrito Federal (DER), às 16h50 a via EPNB estava com o trânsito parado por cerca de meia hora, no sentido Núcleo Bandeirante. Por volta das 17h desta terça, a Epia também apresentou trânsito lento próximo ao viaduto da EPGU.

Imagens enviadas por internautas mostram muitos veículos parados em um trecho alagado da EPTG, no viaduto próximo a entrada para o Guará. O DER afirma que a chuva provocou o desligamento de câmeras de monitoramento na avenida.

“Em uma hora choveu cerca de 37 milímetros. O volume é considerado alto para o tempo de duração da chuva”, afirma o subsecretário de Proteção e Defesa Civil do DF, coronel Sérgio Bezerra. Segundo a Defesa Civil, é normal a ocorrência de alagamentos por conta do alto volume de água precipitada. Até as 17h30 o órgão não havia registrado ocorrências.

Na Rodoviária do Plano Piloto, as filas de espera pelos ônibus ocupavam o espaço da plataforma inferior. Passageiros que buscavam embarcar no Metrô esperavam em frente à entrada da estação ou tentavam pegar um ônibus.

Senado Federal – A garagem dos senadores ficou alagada na tarde desta terça (8). Uma lâmina d’água cobria todo o pavimento onde os carros ficam estacionados. A água alcançou a altura de um quebra-molas do local.

Epia – Na subida do Colorado, a faixa reversa da DF-001 não foi aberta por conta da forte chuva. Segundo o DER a abertura da faixa deveria acontecer às 17h30, mas a montagem do dispositivo que permite a liberação da via foi interrompida.

No Núcleo Bandeirante, dois carros foram arrastados pela água acumulada na via. O Corpo de Bombeiros prestou socorro e ninguém sofreu ferimentos. Por volta de 17h50 um caminhão quebrou na Epia, no sentido Park Way, próximo ao Setor de Postos e Moteis, e causou grande lentidão na via. Vias próximas também tiveram retenção como EPTG e EPGU. Até as 18h50 equipes do DER tentavam retirar o veículo do local. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5