Fazendeiro é multado em R$ 2 mil por criar lhama boliviana no Brasil

Uma lhama foi encontrada numa fazenda em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, na sexta-feira (18), após uma denúncia de maus-tratos. Policiais ambientais foram até a propriedade e, de acordo com o tenente Renato Pacheco Câmara, não foi constatado maus-tratos, porém, como o animal pertencia à fauna da Bolívia, o fazendeiro foi multado.

Foi aplicada uma multa no valor de R$ 2,2 mil por crime ambiental, com base no artigo 31 da Lei 9.605 de 1998, que proíbe a introdução de espécie animal no país sem parecer técnico oficial favorável e licença expedida por autoridade competente. A pena prevista é de três meses a um ano de detenção e multa.

“Ele [fazendeiro] contou que ganhou o animal de presente de uma pessoa que vive na região de Porto Esperidião [a 358 km de Cuiabá, na região da fronteira], mas não informou quem era essa pessoa que o presenteou”, afirmou o tenente da Polícia Ambiental. Ele estava com o animal havia duas semanas.

No entanto, por falta de local para acomodar a lhama, ela continuou com o fazendeiro. “Não temos meios para fazer a locomoção e nem local para abrigá-la. Por causa disso, foi feito um termo e ele ficou como fiel depositário do animal para tentar evitar maus tratos”, explicou. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5