Dia Mundial da Água: estudante brasiliense lê redação na Câmara

O exemplo de uma iniciativa da mãe levou na segunda-feira (21) a estudante Ana Beatriz Sousa de Lucena, de 16 anos, a uma das tribunas do plenário da Câmara dos Deputados. Sua redação sobre o uso da água foi escolhida entre as escritas pelos alunos do 3º ano da escola Rogacionista, no Guará, a pouco mais de 18 quilômetros da região central de Brasília.

“É emocionante estar aqui. Sou filha de uma ex-professora que aplicou medidas de economia de água entre crianças e conseguiu uma economia, na escola, de mais de 500 mil litros por ano. Usei esses dados”, contou.

Na redação, lida em uma sessão solene da Casa para lembrar o Dia Mundial da Água, Ana Beatriz começa o texto lembrando que a água proporcionou a vida no passado e sua falta pode tirar a vida no futuro. “O melhor é ensinar isso para crianças que estão em processo de aprendizado e por isso, se aprendem cedo, podem levar essa cultura para a vida adulta e mudar o mundo em que vivemos”, disse.

Autor do requerimento para que a sessão fosse realizada, o deputado Izalci (PSDB-DF) alertou para as projeções internacionais que mostram que mais de 2 milhões de pessoas podem ter problemas com a escassez de água até 2050. O parlamentar também lembrou que o país tem a maior reserva de água do mundo, “mas o Brasil e os brasileiros sabem disso? Gestores públicos têm consciência dessa responsabilidade? Infelizmente a resposta é não”, afirmou.

Izalci citou o acidente da barragem em Mariana, Minas Gerais, e afirmou que o desastre foi consequência da falta de fiscalização e do “descaso” das autoridades. Segundo ele, o problema é que além da escassez do recurso faltam políticas públicas adequadas e ainda há muito desperdício. “Vamos sair dessa sessão com o compromisso de ensinar nossos filhos sobre a importância da água”, apelou ao plenário, ocupado principalmente por alunos e professores da mesma escola de Ana Beatriz. (Fonte: Agência Brasil)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5