Museu do Eucalipto faz 100 anos e é reaberto com programação especial

O Museu do Eucalipto, em Rio Claro (SP), foi reinaugurado nesta semana e, para comemorar o centenário do espaço, foram planejadas diversas atividades sobre o acervo, um dos mais importantes do mundo no gênero.

“O museu está com uma programação especial de atendimento ao público. Nós temos atividades previstas até dezembro, dá tempo de todo mundo vir aqui, grupos organizados, escolas podem agendar suas visitas e conhecer um pouco de toda essa riqueza histórica e cultural nesse espaço tão importante para Rio Claro e região”, disse a diretora do museu, Lucila Manzatti.

O museu – Fundado em 1916, o Museu do Eucalipto possui um acervo científico, histórico e cultural de grande importância, constituindo-se como referência mundial na cultura do eucalipto.

Ele surgiu da ideia de Edmundo Navarro de Andrade de disponibilizar e divulgar os resultados de pesquisas com o eucalipto em uma instituição museológica, uma iniciativa pioneira, e contribuiu com as empresas que posteriormente se dedicaram à área e à indústria do papel.

“Nosso museu traz toda a história do eucalipto, como ele chegou até aqui e quais os usos que nós fizemos ao longo do tempo. Edmundo Navarro de Andrade foi uma pessoa muito importante para toda a história do nosso país”, afirmou Lucila.

Visitantes – O museu está localizado na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade e possui 16 salas temáticas que permitem uma viagem no tempo. Por meio de seus dados é possível entender o papel dos proprietários de terras fundadores da Companhia Paulista de Estradas de Ferro no traçado das rotas e no consequente crescimento do interior paulista.

Ele conta a história da introdução do eucalipto no Estado de São Paulo, sua relação com a construção das linhas férreas e seu uso na confecção de objetos, mostrando a importância do gênero Eucalyptus.

Visitas – O Museu do Eucalipto abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com visitas agendadas. Nos fins de semana, o espaço segue uma programação especial. O telefone para agendar visitas é (19) 3525-7036. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5