Libéria registra nova morte por Ebola meses após fim do surto

Meses após a nação da África Ocidental ser declarada livre do vírus, uma mulher morreu de Ebola na Libéria, disseram autoridades da saúde nesta sexta-feira (1º). A vizinha Guiné também registrou um novo caso nas últimas semanas. A epidemia já deixou cerca de 4.000 mortos de um total de 10.600 casos.

“Uma jovem na faixa dos 30 anos morreu de Ebola ontem no hospital Redemption”, disse uma autoridade do Ministério da Saúde. Um funcionário do hospital também confirmou que a mulher foi testada positivo para a doença.

Em novembro de 2015, após mais de dois meses após o país ter sido declarado livre do vírus, um novo caso também foi confirmado.

A Libéria estava, desde setembro, em um período de vigilância de 90 dias. O país já havia sido declarado oficialmente livre do ebola em 9 de maio, mas o vírus voltou a ser detectado no fim de junho.

A OMS havia declarado o fim da transmissão do vírus do ebola na Libéria em setembro pois haviam transcorrido 42 dias – duas vezes a duração máxima do período de incubação – desde os últimos exames de um caso que deram negativo, devido à capacidade do país para responder de forma eficaz à epidemia, que se “baseia em uma crescente vigilância e em uma rápida resposta do governo e de outros organismos”. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5