Governo do AP confirma 13 novos casos de zika; todos são de Oiapoque

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou 13 novos casos de amapaenses diagnosticados com zika vírus. Todos são residentes em Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá, e fizeram os exames em um laboratório público de Saint-Georges, na Guiana Francesa, na divisa com o Amapá.

Com os novos casos confirmados, chega a 15 o número de amapaenses que contraíram a doença. Um deles é de Macapá e coletou em setembro de 2015 o material genético para exame. Os demais moram em Oiapoque e foram diagnosticados em 2016.
Os casos suspeitos investigados pela Secretaria de Estado da Saúde têm amostras de sangue enviadas para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, no Pará, o que para a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) resulta na demora na emissão do resultado.

“Enquanto a Guiana Francesa não tem uma população grande, o Evandro Chagas analisa a população de toda a região Norte, que supera milhões de pessoas. Além disso, na Guiana tem um fluxo de saúde que funciona de forma mais organizada, o que dá possibilidade de dar o resultado em poucos dias”, comentou o coordenador da CVS, Clóvis Miranda.

O coordenador acrescentou que devido a logística enfrentada pelos moradores de Oiapoque, que fica a uma distância correspondente a cerca de dez horas de viagem de Macapá, a proposta é fazer com que residentes na fronteira brasileira façam determinados exames no lado francês.

“Qualquer exame feito na Guiana Francesa será aceito. Isso, inclusive, é de nosso interesse. Temos um técnico da CVS em Oiapoque para que exista uma articulação para alguns exames serem feitos lá [Saint-Georges]“, avaliou Miranda.

Para a CVS, mesmo com a incidência de zika em Oiapoque, a princípio não existe na cidade a previsão de uma campanha mais intensa de combate ao vetor da doença, o Aedes aegypti. A vigilância, no entanto, reforça o alerta para a população local manter cuidados com possíveis criadouros do mosquito. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5