Pesquisadora da USP cria sorvete antioxidante e com poucas calorias

Uma pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) com intolerância à lactose desenvolveu um sorvete sem leite, com poucas calorias e antioxidante, ou seja, capaz de ajudar a retardar o envelhecimento. O produto, desenvolvido no campus de Pirassununga (SP), tem o sabor do fruto da juçara e também pode auxiliar a preservar esse tipo de planta, ameaçada por conta da extração do palmito.

Júlia Marinho, agora mestre em engenharia de alimentos, contou que queria criar um sorvete sem leite, mas não queria ser a única beneficiada e, pensando na sustentabilidade, escolheu trabalhar com o fruto da palmeira. “Utilizar o fruto é uma maneira sustentável de manter a árvore viva e fazer com que as comunidades ribeirinhas, que dependem disso, possam ter seu meio de sustento por um bom tempo”, disse.

Além desse tipo de uso ser benéfico para as comunidades, também faz bem para o organismo. “A juçara é rica em compostos que nós chamamos de antocianinas, que são compostos que previnem o envelhecimento e doenças degenerativas como o câncer”, explicou a professora Carmen Silvia Trindade, do departamento de engenharia de alimentos.

A professora também explicou que não houve adição de gordura no produto. “A pequena quantidade de lipídios nele está presente na polpa da juçara e é um tipo de gordura que faz bem à saúde, uma gordura similar à do azeite, do açaí”.

Fibras – Para deixar o sorvete mais saudável, foram adicionadas fibras alimentares com probióticos, que são micro-organismos parecidos com os existentes no iogurte e no leite fermentado e capazes de sobreviver mesmo depois de congelados por meses. “A partir do momento em que a gente congelou, a gente fez com que o metabolismo desses micro-organismos se mantivesse baixo e ele pudessem sobreviver por mais tempo”, disse Júlia.

Com todos esses benefícios, resta apenas uma dúvida: E o sabor? O sorvete não tem semelhança alguma com o palmito e lembra o gosto do açaí. “É um produto bem parecido com o açaí, mas que tem algumas coisas diferentes. Um sabor mais adocicado, uma textura diferente, mas no geral é bem parecido, lembra bastante”. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5