Derretimento faz Polo Norte se aproximar do leste europeu

As mudanças climáticas são uma das principais preocupações do mundo moderno. Começou com o aumento da temperatura que causou o derretimento das calotas polares. A consequência mais conhecida disso é a elevação do nível do mar e a possibilidade de ondas gigantes engolirem cidades litorâneas. Agora, segundo um estudo publicado pela Science Advances, o derretimento das geleiras podem aproximar o Pólo Norte do leste europeu. As informações são do site I F*** Love Science .

A pesquisa indica que as geleiras se movimentaram cerca de quatro centímetros desde 2000 e a culpa, como sempre, é da ação humana. Segundo o cientista Surendra Adhikari, da NASA, o derretimento do gelo pode provocar uma grande mudança nos polos.

Segundo análises da NASA, o manto de gelo da Groenlândia derreteu mais de 3,5 bilhões de toneladas desde 2003 e o da Antártida Ocidental perde cerca de 136 bilhões de toneladas de gelo por ano. Somente o derretimento total do gelo antártico pode elevar o nível do mar em 15 metros em 2500.

Se levar em consideração todo o volume de água acumulado e pendentes de evaporação, em especial na região do Equador, é possível que isso cause uma mudança no eixo de rotação da Terra, fato que já acontece no Polo Norte, que inclinou-se cerca de 1,6 metros ao leste de 2000.

Uma mudança de eixo já aconteceu em nosso vizinho, o Planeta Marte. Cerca de 3,5 bilhões de anos atrás uma grande erupção vulcânica tombou o planeta em aproximadamente 20º. (Fonte: Terra)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5